carrapato

Os carrapatos são uma das pragas que mais causa asco nas pessoas. Isso ocorre, em parte, pelo fato dos carrapatos serem parasitas e se alimentarem de sangue, geralmente sendo encontrados pelas pessoas quando já estão instalados em seus corpos. Outro motivo é a sua aparência estranha, principalmente quando estão inchados pelo sangue do seu hospedeiro.

Os carrapatos são aracnídeos da ordem dos ácaros (Acari) e ocorrem em praticamente todos os ambientes da terra. São conhecidas mais de 800 espécies, sendo que, no Brasil, as principais são: Carrapato-de-boi (Boophilus microplus), Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense), Carrapato-de-galinha (Argas miniatus) e Carrapato-vermelho-do-cão (Rhipicephalus sanguineus).

São transmissores de diversas doenças, entre elas a Febre Maculosa, Doença de Lyme e Babesiose dos Cães. Também podem causar problemas por excesso de perda de sangue do hospedeiro e substâncias contidas na sua saliva, além de alergias e irritações diversas.

Os carrapatos ocorrem tipicamente em áreas rurais, onde há uma convivência mais próxima dos homens com animais. Mas, por serem bastante adaptáveis, também são encontrados frequentemente nas áreas urbanas. As infestações de carrapatos nessas áreas exigem tratamento especializado feito por empresas profissionais em controle de pragas e vetores urbanos. A Bioconser possui programas de controle especializados em tratamento de carrapatos e está plenamente capacitada para esse tipo de serviço.

  • Lavar com freqüência os abrigos de animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem.
  • Vistoriar com freqüência os animais domésticos, principalmente quando estiverem inquietos e com muita coceira.
  • Vedar frestas e buracos em pisos e paredes, principalmente, quando localizados nos abrigos de animais domésticos.
  • Manter aparada a vegetação de jardins e quintais, não permitindo o crescimento de capim próximo às residências.
  • Controlar os carrapatos dos animais domésticos com a orientação de um médico veterinário.
Clique e fale no Whatsapp

Fale com nossa equipe de especialistas

Entre em contato com nossa equipe.