As aranhas formam a segunda maior ordem dos aracnídeos – atrás apena s da ordem Acari (ácaros)-, com cerca de 40.000 espécies. Todas as espécies são predadoras, se alimentando de insetos e algumas até de animais maiores, como roedores, rãs, filhotes de pássaros.
As aranhas são e encontradas em todo o mundo, mas a maioria das espécies não causa incômodos ao homem.
Os principais problemas com aranhas nas cidades estão relacionados com as picadas acidentais que elas provocam, além da conhecida fobia que sua presença causa em algumas pessoas. No Brasil existem três principais espécies de aranhas que causam acidentes nas cidades: aranha armadeira (Phoneutria sp) da família Ctenidae; e a aranha marrom (Loxosceles sp), da família Sicariidae. As picadas por aranhas dessas espécies requerem tratamento médico.
As infestações por aranhas nas residências, empresas e estabelecimentos comerciais devem ser tratadas somente por empresas especializadas, devidamente registradas nos órgãos ambientais competentes, pois o controle de aranhas exige um olhar clínico e ambiental feito por profissionais em controle de pragas devidamente qualificados para esse tipo de intervenção no ambiente. A Bioconser conta com uma equipe técnica altamente qualificada para o controle de aranhas em ambientes urbanos.
- Manter limpos os jardins, aparando e cortando a vegetação excedente.
- Não plantar bananeiras próximo à residência.
- Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da residência ao entardecer.
- Manter fechados armários e gavetas que se constituem em excelente local de abrigo.
- Examinar roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando tenham ficado expostos ou espalhados pelo chão.
- Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.
Fale com nossa equipe de especialistas
Entre em contato com nossa equipe.