“Barata” é o nome popular dado aos insetos da ordem Blattaria (ou Blattodea). Esses insetos existem há mais de 300 milhões de anos, o que significa que eles estão no planeta desde o tempo dos dinossauros. Há quem diga que as baratas poderiam sobreviver até mesmo a uma explosão nuclear!
Verdade ou mito, o fato é que o sucesso das baratas no planeta por tanto tempo reflete a sua resistência biológica e capacidade de adaptação. As baratas se alimentam de quase todo tipo de material, e atualmente estão presentes em todas as partes do globo, exceto nos pólos.
Existem cerca de 5.000 espécies de baratas no mundo, das quais apenas uma minoria infesta os ambientes urbanos e é considerada como praga. Apesar disso, as espécies-praga trazem inúmeros riscos ao bem estar e à saúde da população, pois atuam como vetores mecânicos de vírus, fungos, bactérias e protozoários que causam doenças, e como vetores biológicos (hospedeiros intermediários de vermes). Além disso, o contato com as fezes e exúvias das baratas podem causar reações alérgicas e inutilizar alimentos.
Pela sua associação com o lixo e sujeira (que são as principais fontes de alimento desses insetos nos ambientes urbanos), as baratas são conhecidas por causarem sensação de aversão nas pessoas. Por esse motivo, existem até mesmo pesquisas que estudam a representação psicológica das baratas para os homens.
As principais espécies-pragas que infestam os ambientes urbanos são a Blatella germanica (popularmente conhecida como “francesinha” ou “paulistinha”) e a Periplaneta americana (“barata-de-esgoto” ou “barata voadora”).
A infestação de baratas nos ambientes do homem exige tratamento adequado feito por empresa especializada em controle de vetores e pragas urbanas. Baseada em seu extenso corpo técnico, a Bioconser dispõe de metodologias e equipamentos específicos para tratamentos dos ambientes infestados por qualquer espécie de barata.
- Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
- Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos.
- Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.
- Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.
- Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.
- Manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas.
- Colocar tampas em ralos de áreas lavadas.
- Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas.
- Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos.
- Ficar atento com os tetos rebaixados.
- Limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis.
- Remover e destruir ootecas (ovos de baratas).
- Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc…
- Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.
- Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.
Fale com nossa equipe de especialistas
Entre em contato com nossa equipe.