formigas

Todas as formigas são sociais e ocorrem,praticamente, em todos os ambientes terrestres, exceto nos pólos. Como qualquer ambiente natural, os sistemas artificiais, entre eles os centros urbanos, podem ser colonizados e explorados por várias espécies de formigas. Do total existente, cerca de 1% das espécies pode ser considerada praga, por causar conflitos com os interesses do homem, e menos de 50 espécies estão adaptadas ao ambiente urbano.

As espécies de formigas urbanas de importância econômica que ocorre na maioria das cidades brasileiras são descritas a seguir:

FORMIGA FANTASMA (tapinoma melanocephalum)

Tapinoma.melanocephalum

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Normalmente nidificam em batentes de portas, guarnições de janelas , atrás de azulejos quando ocorrem no interior das residências. Na área externa podem ser encontradas no solo, madeiras em decomposição e partes de árvores. Possuem de 1,3 a 1,5 mm de comprimento. Elas possuem o hábito de se movimentar aos zigue-zagues quando procuram por alimento. São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas. São também muito comuns em hospitais.

FORMIGA LOUCA (paratrechina longicornis)

Paratrechina longicornis

As colônias são pequenas com várias rainhas. Normalmente estas formigas fazem seus ninhos na área externa, principalmente calçadas ou telhados, pois a temperatura é alta e adequada para o desenvolvimento da cria. Os ninhos também podem ser encontrados no solo sob objetos, em material depositado no chão, tais como pedaços de madeira e também nas fendas entre paredes e calçadas. Essas formigas são escuras e pequenas, andam rapidamente e em círculos durante seu deslocamento, daí o seu nome, formiga louca. Consomem grande variedade de alimentos: carnes, doces, frutas, verduras e até refrigerantes. São muito comuns em hospitais e seu controle é muito difícil.

FORMIGA CARPINTEIRA (Camponotus spp.)

camponotus spp

A maioria das formigas carpinteiras faz seus ninhos em madeira morta, mas pode também fazê-los em troncos de árvores, porém, não se alimentam da madeira. Ou ainda, fazem seus ninhos dentro das casas, aproveitando falhas da estrutura, podendo ser encontradas em vigas de madeira e molduras de porta. Podem construir ninhos secundários, menores e ligados ao formigueiro principal, que é maior. Além de todos esses lugares, as “carpinteiras” podem ser encontradas também dentro de aparelhos domésticos e eletrodutos de telefonia e eletricidade causando danos e curtos circuitos. Algumas espécies expelem ácido fórmico, um líquido com odor característico. Alimentam-se geralmente de substâncias açucaradas, ovos, carnes e bolos.

FORMIGA LAVA-PÉS (Solenopsis spp.)

Solenopsis spp lavape

Formam ninhos de terras solta dos quais, quando mexidos, sai um número enorme de formigas, podendo ser observadas larvas e pupas. Os ninhos normalmente estão localizados em locais abertos, tais como gramados, campos de futebol e canteiros de árvores. Ocasionalmente podem infestar equipamentos eletrônicos e até mesmo caixas de fiação elétrica, podendo provocar curto circuito. A picada é dolorosa, pois as formigas introduzem o ferrão na pele da vítima inoculando veneno que causam bolhas como se fossem queimaduras. Podem causar respostas alérgicas em algumas pessoas, e em casos mais graves, choque anafilático. As formigas lava-pés são onívoras, ou seja, se alimentam de quase todos os tipos de plantas ou animais e de uma variedade de alimentos domésticos, tais como óleos, carnes, manteiga, queijos, frutas, pães e doces.

FORMIGA FARAÓ (Monomorium pharaonis)

monomorium pharaonis

Fazem ninhos em pequenas cavidades no interior de ambientes domésticos, e classicamente, são um risco potencial para a saúde pública, especialmente quando ocorrem em hospitais, pois são vetores mecânicos de bactérias patogênicas. Essa formiga tem sido largamente espalhada pelo mundo através de transporte acidental e tem se tornado uma espécie importante, principalmente nos centros urbanos e em outras áreas em que foi introduzida. Consomem alimentos variados, preferencialmente ricos em gordura e também substâncias doces.

FORMIGA CABEÇUDA (Pheidole spp.)

pheidole spp formiga cabecuda

Podem fazer ninhos no solo e em frestas da calçada. Nas residências aproveitam falhas estruturais na construção para ali nidificarem. Alimentam-se de produtos ricos em proteína, além de suco de frutas.

PIXIXICA (Wasmannia auropunctata)

wasmannia auropunctata.jpeg

Também conhecida por pequena formiga de fogo, esta espécie constrói ninhos em lugares desde muito secos, até muito úmidos. As colônias contêm muitos indivíduos e podem ter mais de uma rainha. Essas formigas picam dolorosamente e a dor pode durar por várias horas, porém, só atacam quando são pressionadas. Seu veneno pode causar alergia. Em ambientes domésticos costumam infestar roupas, camas, alimentos e berços. Alimentam-se de carnes e óleos.

FORMIGA ACROBÁTICA (Crematogaster spp.)

Crematogaster sp Image

Constroem o ninho diretamente no solo ou sob pedras ou outros objetos. Podem se alojar em troncos de árvores e batentes de madeira. Podem picar utilizando a mandíbula e ferroar dolorosamente, são onívoras, alimentando-se de doces, manteigas e carnes.

FORMIGA ARGENTINA (Linepithema humile)

Linepithemahumile Figure1

Essa espécie faz seus ninhos próximos à fonte de alimentos e água como pias, vasos de plantas e encanamentos. O fato de expulsarem as outras espécies de formigas do território onde estabelecem seus ninhos favorece sua dispersão dificultando o controle.

Diante de uma infestação de formigas faz-se necessário contratar uma empresa controladora de pragas para que possam monitorar o ambiente a fim de encontrar os ninhos e identificar as espécies presentes. Para cada espécie de formiga precisamos de uma estratégica específica que pode ser através de iscas atrativas onde as formigas carregam o inseticida e contaminam todo o formigueiro, como também através de pulverização que mata por contato contaminando as formigas que transitam pela superfície tratada e morrem como também outras espécies onde é preciso fazer a aplicação diretamente no ninho para seu total controle.

Clique e fale no Whatsapp

Fale com nossa equipe de especialistas

Entre em contato com nossa equipe.