Você sabe o que é descupinização? Trata-se de um serviço para controle de cupins, sejam os de madeira ou os subterrâneos. Antes de abordar o serviço vamos falar um pouco sobre esses insetos.
Uma colônia bem estabelecida de cupins pode colocar em torno de 4 a 5 mil ovos por dia que irão trazer novos cupins também com a habilidade de desgastar materiais como madeira, papel e papelão. Você pode vistoriar os materiais com aspecto oco ou que furam facilmente para identificar a presença deles e pode recorrer à descupinização tanto em áreas infestadas quanto em áreas sem incidência como prevenção.
É recomendado que esse serviço seja feito por empresas especializadas para garantir o nível correto de inseticida aliado a um solvente orgânico. Essas empresas possuem certificações que comprovam sua eficiência no serviço sem ser prejudicial.
A descupinização é feita através de injeção, barreira química ou pincelamento. No caso de infestação de cupins de madeira, alguns cupinicidas e solventes podem tratar as peças com diferentes técnicas sem que haja comprometimento do material. Quando a infestação é de cupins subterrâneos, costuma-se usar barreiras químicas e com um tratamento no solo ao redor do imóvel.
Existem alguns tipos de descupinização. São eles:
Descupinização com barreira química: Os inseticidas são injetados no solo, em paredes e lajes e são eficazes contra infestação de cupins subterrâneos.
Tratamento em madeiramento: Através de perfurações na madeira infestada, são injetados inseticidas para acabar com os cupins que já estiverem lá. Após isso é feita uma pulverização na área externa para que não haja uma nova infestação no local.
Tratamento de conduítes: Um pó químico é utilizado como bloqueio.
Descupinização localizada: Nesse método, os locais afetados são tratados isoladamente através da aplicação de calda cupinicida.