Ratazanas, ratos e camundongos tem excelente capacidade de adaptação. São onívoros e consomem diariamente cerca de um décimo de seu peso em alimento.
A capacidade de reprodução dos roedores é extraordinária. Um casal pode produzir mais de 1.500 descendentes por ano, porém este número pode se reduzir de forma drástica devido a ação de fatores limitativos que controlam o equilíbrio entre reprodução, migração e morte. Destacando-se os inimigos naturais, doenças, disponibilidade de alimentos e abrigos, etc.
Reconhecimento da presença de roedores
O reconhecimento da presença de roedores é feita, basicamente, através de evidencias. Estas, permitem a identificação da espécie infestante e, até mesmo, seu índice de infestação.
* Fezes, ninheiras, roeduras, trilhas e rastros
Manejo Integrado de Roedores
O controle de roedores por manejo integrado engloba as seguintes principais atividades:
- Inspeção prévia, para determinar a grandeza do problema;
- Higienização da área, com remoção do lixo;
- Manejo ambiental, com exclusão física através de rativedação;
- Programa de educação sanitária;
- Monitoramento;
- Aplicação de rodenticidas;
- Avaliação dos resultados
- Armazenamento e manuseio correto de alimentos;
- Acondicionamento de lixo caseiro em latas á prova de ratos ou sua manutenção em locais de dificil acesso a roedores;
- Armazenamento adequado de cereais e forragem, em locais a prova de roedores;
- Remoção de entulhos
- Manutenção da tubulação de esgotamento sanitário;
- Vedação de aberturas de aeração, entrada de condutores de eletricidade ou vãos de qualquer natureza com telas de 6mm;
- Proteção de vãos sob portas ou janelas com placas de metal
- Em navios, colocação de anteparos nas cordas de amarração, etc.
Medidas preventivas que devemos orientar nossos clientes:
Ração animal – após alimentar os animais domésticos (cães, gatos, pássaros, etc) retirar toda e qualquer sobra de ração animal e acondicioná-la em recipientes tampados, pois os roedores são muito atraídos por este tipo de alimento, e na maioria das vezes as infestações em residências ocorrem devido a grande oferta de alimentos disponíveis no ambiente.
Vazamento de lixo – nunca vazar lixo em terrenos baldios ou cantos de terrenos. Removê-lo ou enterrá-lo em valas no solo.
Acondicionamento de lixo – juntar os restos de cozinha em vasilhas adequadas, de preferência dentro de sacos plásticos para serem recolhidos pela coleta urbana.
Restos Alimentares – em hospitais, cinemas, restaurantes e residências, são os pequenos restos alimentares que mantêm as infestações de roedores. A insistência na limpeza diária, antes do anoitecer, pode evitá-las.
Manutenção de jardins – os jardins, devem ser mantidos sem amontoados de vegetação e permitindo o acesso a inspeção. Gramados bem aparados desencorajam a passagem de roedores.
Cozinhas e refeitórios – locais de refeições e de preparo de alimentos devem ser rigorosamente limpos diariamente, antes do anoitecer. Nas obras e construções, determinar local para as refeições e exigir a colocação dos restos em latas fechadas. Em hospitais e hotéis, prover as enfermarias ou quartos com vasilhames com tampa para o acondicionamento.
Estocagem de alimentos – sacos ou fardos em depósitos, devem ser colocados sobre estrados com 40 cm de altura e afastados das paredes e/ou uns dos outros por um espaço que permita a inspeção em todos os lados. Entradas de portas ou quaisquer acessos, devem ser á prova de roedores.
Entulhos – remover quaisquer amontoados de restos de construção, de lixo de varreduras, de galhos e troncos e amontoados de pedras.
Esgotos – esgotos e canais efluentes devem ser fechados e canalizados. Os canais abertos devem estar com as margens limpas.
Acondicionamento de alimentos – evitar quaisquer embalagens que possam ser atacadas por roedores, usar vasilhames de vidro ou metal.
Armários e depósitos – o cuidado permanente com armários e depósitos de objetos de qualquer natureza, elimina os abrigos mais comuns de camundongos. Gavetas e estantes de livros são abrigos comuns.
Garagem – não permitir a utilização de garagens para acumulo de objetos inúteis ou em desuso, nem quaisquer depósitos, que não sejam a prova de roedores.
Ralos – as tampas dos ralos devem ser pesadas. Evitar a colocação de tampas de plástico em ralos que tenham comunicação com a rede de esgoto ou manilhas de escoamento pluvial.
Materiais de Construção – madeiras, tijolos, telhas, devem ser arrumados de modo a não servirem de abrigo para roedores. Especialmente, não devem ficar encostados em muros ou paredes, podendo ser inspecionado por todos os lados.
Telamento – Fechar quaisquer aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos adutores de qualquer natureza, com tela metálica forte com malha de 6mm amovível.
Fechamento de vãos e buracos (rativedaçao) – vãos de portas ou janelas com mais de 6mm devem ser fechados com madeira ou lâminas de meta. Buracos e vãos entre telhas e paredes devem ser fechados com argamassa adequada.
Rateiras – são gaiolas metálicas de 30 cm com aba. Devem ser colocadas em esteios ou pilastras de sustentação de paióis ou de galinheiros com gaiolas suspensas. Colocá-las, no mínimo, a 70 cm do chão.
Os controladores de pragas tem como obrigação e complemento da qualidade do serviço a orientação ao cliente quanto ao manejo do ambiente.